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O turbo nada mais é do que um compressor de ar, ele fornece maior quantidade de ar ao motor, fazendo com que o combustível seja queimado de maneira mais eficiente em virtude do maior volume de oxigênio na câmara de combustão. Como quanto maior a quantidade de ar no cilindro, melhor a queima, muitos veículos possuem, também radiadores de intercooler, que têm por função resfriar o ar antes de comprimi-lo no cilindro. Quanto mais frio o ar, mais agrupadas permanecem as moléculas e, consequentemente, maior a concentração de oxigênio no mesmo espaço. Atualmente a grande maioria dos veículos já vem equipada com turbo de fábrica. Os turbos são produtos muito sensíveis, portanto, necessitam de cuidados durante as manutenções, troca de óleo, filtros, etc.
O combustível é aspirado do tanque até a bomba injetora pela ação positiva de uma bomba de transferência (pré-alimentadora). Em seguida, passa por um filtro para remover as partículas contaminantes. A bomba de transferência,
então, fornece para a bomba injetora o combustível em baixa pressão. O diesel passa pelo filtro de combustível antes de chegar à bomba. Ela comprime o combustível até os injetores, os quais atingem altas pressões, necessárias para a atomização e queima nas câmaras de combustão, enviando-o por linhas individuais, para cada injetor. Ao alcançar o injetor, o combustível comprimido provoca o acionamento da agulha que veda os orifícios do injetor com a câmara de combustão, vencendo a carga de uma mola e calços que determinam sua pressão de abertura e possibilita a entrada do diesel de forma otimizada. A fuga de combustível ao redor da agulha para refrigeração é recolhida pelo coletor de retorno, que o envia por uma conexão e pela tubulação de retorno ao tanque.
Para reparação e teste desses sistemas são necessárias bancadas de teste, ferramentas especiais, e conhecimento técnico.
Bomba Injetora A bomba injetora é um dos componentes mais importantes do sistema de injeção dos veículos diesel. Ela é responsável por injetar o combustível no motor no momento certo e na quantidade exata, para que ocorra a combustão perfeita dentro dos parâmetros estabelecidos para aquela aplicação. Esse trabalho é realizado em conjunto com o regulador de rotação, que controla todas as faixas de rotação de acordo com a carga aplicada ao motor e seu funcionamento, dosando a quantidade de diesel injetado e o inicio de injeção correto para a melhor combustão. Para o correto funcionamento do sistema é necessário manter a bomba injetora sempre aferida, e para aferi-la são necessários equipamentos de teste, ferramentais e técnicos treinados.
Bico Injetor Os bicos injetores são componentes de extrema precisão responsáveis por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor. Quanto melhor for a pulverização, maior será o rendimento do motor. Em consequência, se obtém mais economia de combustível com menor emissão de gases poluentes. Os modernos motores diesel estão equipados com bicos injetores que devem injetar combustível sob pressões e temperaturas elevadas, tudo para que o veículo obtenha a maior potência possível. A combustão deve ser o mais completa possível para que os gases não contaminem o ar. Para que isso ocorra, é imprescindível que haja manutenção correta para ajustar a regulagens de pressão de acordo com o especificado pelo fabricante.
originalmente isso, pois saem de fabrica com potência limitada. Ou devido à taxação de impostos como no caso dos veículos diesel. Todos os Caminhões, sendo de vários modelos diferentes vêm com um mesmo motor, de mesmo litragem (mesma capacidade volumétrica), porem com diferentes calibrações de software limitando a potencia de acordo com o que os fabricantes desejam.
Abrindo assim grandes oportunidades proprietários e frotistas, que poderão usar serviços de otimização da potencia dos veículos mantendo-os na total originalidade, quanto a emissões, melhoria de economia e potencia, tudo isso devido ao próprio motor ter de reserva de potencia.Nas operações de remapeamento, são necessários: Software de remapeamento, que com uso dos setting files (que indicam onde deve ser remapeado o arquivo).
Remapeamento da Eprom
Uma ecu ou central eletrônica funciona de modo similar a um computador. Nesta, roda um software (programa) que gerencia todas as informações de entrada e saída de sensores e atuadores, dentro de uma lógica de um programa específico, no qual o principal propósito é garantir eficiência do motor, dirigibilidade, emissões entre outros fatores.
Esta calibração fica armazenada na central nos módulos mais antigos em uma eprom (chip), onde está o programa que o calibrador da injeção grava as informações daquele sistema especifico. Nos módulos atuais, os programas estão no processador, exigindo equipamentos mais sofisticados.
No módulo de injeção há um microprocessador, que é o componente responsável pelo cruzamento das informações da eprom com os dados fornecidos pelos sensores, fazendo o processamento para controlar os atuadores (injetores, bobina, etc.). Utilizamos um software específico que irá pegar as informações contidas na memória eprom e convertê-las em valores gráficos, os quais podem ser retrabalhados, como, por exemplo, mais injeção de combustível, aumento de avanço de ignição, limitador de rotação. Os fabricantes de automóveis não têm como objetivo o máximo desempenho do veículo, e sim um veículo que atenda as exigências de dirigibilidade tanto de um idoso quanto as de um jovem. Mas também existem outros fatores:
1 – O veículo precisa atender um padrão de emissões muito rígido, determinado pelo governo;
2 – Será usado em várias situações climáticas em nosso País, dos estados do Nordeste até o Rio Grande do Sul;
3 – Nenhum motor sai de fábrica igual ao outro, podendo variar bastante em potência dentro de uma tolerância estabelecida pelo fabricante do mesmo.
Por esses, entre outros motivos, é que conseguimos personalizar um veículo por meio de nova calibração, otimizando o veículo para uma melhor performance, com o conhecimento adquirido em testes práticos, avaliando cada modificação. Podemos usar esta ferramenta para retrabalharmos veículos a Diesel. Que sempre traz, há uma melhora significativa, chegando a ganhos muito bons, que chegam de 30 cv quando fazemos uma modificação moderada, ou até 150 cavalos quando se faz um modificação visando competições.
Trabalhamos com as melhores marcas de radiadores, intercooler e mangueiras. Profissionais qualificados para execução de serviço e espaço para abrigo do veículo com toda segurança.
Substituímos radiadores de toda linha automotiva, efetuando a limpeza do sistema de arrefecimento, usamos o aditivo adequado para cada tipo de radiador além de montarmos e recuperarmos colméias de veículos e máquinas pesadas.
da injeção. Para atender às mais rigorosas legislações sobre gases de escape, oferece vantagens especiais, pois permite processar diversos parâmetros do motor e do meio ambiente. Dessa forma, pode-se reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes, além de se obter uma suavidade de marcha sensivelmente melhor.Para que o Sistema de Injeção Diesel possa oferecer todos os benefícios e vantagens, precisa passar por revisões periódicas, estar bem regulado e utilizar exclusivamente peças de reposição originais. Para a correta manutenção dos sistemas diesel eletrônicos são necessários equipamentos de alta precisão sempre aferidos, bem como técnicos constantemente treinados pelos fabricantes, já que a inovação tecnológica é constante. Assim, o motor sempre receberá a quantidade de combustível adequada a cada momento de funcionamento, gerando melhor desempenho com menor consumo e baixa emissão de gases poluentes.
Unidades Injetoras (UI) Os sistemas UI’s integram a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor. O sistema UI (unidade injetora) substitui a bomba injetora e os porta-injetores dos sistemas de injeção mecânicos (bomba e bicos). Esse sistema possibilita atingir elevados valores de pressão. Com a utilização desse sistema, podem-se obter benefícios como um maior pico de pressão, melhor desempenho e potência e menor emissão de gases poluentes. Esse sistema é utilizado em veículos pesados, principalmente nas linhas Scania, Iveco e Volvo.
Unidades Bombas (UP) Os sistemas UP’s possuem uma unidade para cada cilindro do motor, acionada através de ressaltos no eixo do comando. Esse modelo de bomba unitária, vem acompanhada de um tubo de alta pressão e um porta injetor. Com a utilização desse sistema, podem-se obter benefícios como maior potência, fácil manutenção e menor emissão de gases poluentes. Esse sistema é muito utilizado em veículos pesados; no Brasil é utilizado pela MBB.
Common Rail O sistema de injeção Camon Rail é o mais utilizado por ser o mais flexível e eficiente sistema de injeção eletrônica Diesel da atualidade. Nesse sistema, a Unidade de Comando do Motor controla eletronicamente a abertura dos injetores. Isso possibilita a realização de injeções múltiplas em um mesmo ciclo (pré-injeção, injeção principal e pós-injeção). Consequentemente, obtêm-se diversos benefícios, como o menor nível de ruídos e o maior rendimento e controle de emissão de gases poluentes. Esse sistema é utilizado em praticamente todas as montadoras e seu uso só não acontece quando o sistema necessita de maiores níveis de pressão de injeção, que até então não são alcançados pelo sistema, todavia o avanço da tecnologia permitirá seu uso. Esse sistema permite ajustes por parte dos fabricantes basicamente alterando a programação do módulo da unidade de comando.